Quantas histórias cabem numa guerra?
Há muitas formas de refletir sobre o passado no presente. A turma do 9º ano H, do Professor Sandoval Matoso, trabalhou nas aulas de História a Segunda Guerra Mundial por meio do protagonismo juvenil e da análise crítica e engajada dos fatos históricos.
“Nossos alunos do 9º H deram um show de criatividade, criticidade, conhecimento e engajamento social. Estou profundamente feliz e realizado como professor”, partilha Sandoval.
A ideia do trabalho era fazer com que cada dupla de alunos estudasse algum dos países que participou da Segunda Guerra Mundial e apresentasse aos demais a visão daquela nação sobre o conflito. "O debate permitiu que todos pudessem compreender que existem infinitas histórias dentro de uma guerra e que é necessário enxergar e analisar os fatos históricos, o passado, por meio de diversos ângulos e perspectivas. Dessa forma, podemos, também, compreender e perceber a nossa vida, o nosso presente, nesse mesmo sentido", justifica.
Sandoval empolga-se com a capacidade crítica e reflexiva dos alunos. “Eles não falaram de histórias, não contaram histórias, não comentaram histórias... Eles viveram a História, foram a História e mudarão a História!”