
Gabriela foi aprovada em Medicina na Santa Casa de São Paulo
Gabriela Costa da Ponte é a mais nova estudante da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. No ranking das universidades privadas, é a melhor da Região Sudeste e a 4ª do Brasil. Gabriela pesou e mediu na escolha, visto que teria as opções da Medicina na UPE e na Unifor, como também em Biotecnologia na USP, uma área de interesse.
Impressiona sua determinação, a consciência que tem do retorno que o seu esforço ao longo da 3ª série trouxe para ela. “Desde o início, meu foco eram as universidades de São Paulo e, para chegar lá, tive que trilhar um caminho um pouco diferente da preparação para o ENEM, já que o modelo de provas é bem mais conteudista. Escolhi Medicina porque é mais coerente com a carreira que quero seguir e estou bem empolgada, imaginando estudar com professores, muitas vezes, autores dos livros que li”, argumenta. Ela se mudará em breve para São Paulo e optou, uma decisão tomada com os pais, por viver próximo à universidade, já que boa parte de seu tempo será na Santa Casa.
Organização e autoconhecimento parecem ser traços da moça doce, tranquila, que viverá pela primeira vez sozinha no megacentro urbano paulistano. Por aqui, ela deixa e leva lembranças. Aluna do Colégio Santa Cecília desde o 2º ano do Ensino Fundamental, ela tem consciência do que a fez estudar na Escola por quase toda a vida escolar. “Nunca me senti pressionada, a escola nunca foi um peso e me deu muitas possibilidades para que eu descobrisse e explorasse meus interesses, como os laboratórios e a oficina de linguagens. Sempre me senti muito acolhida e feliz”. Ela ressalta ainda o papel de projetos como EJD e SPH, que fizeram parte da sua rotina. “Sou muito sensível e a minha sensibilidade nunca foi um problema no colégio”.
A saudade é feita de gente. Gabriela sentirá falta, adianta, não só dos amigos, mas também dos professores e coordenadores, pessoas que sempre estiveram disponíveis para tirar dúvidas e acolhê-la. “As minhas expectativas? Reinventar a vida, começar de novo e me realizar. Ano passado foi de muita abdicação, agora, é conciliar e aproveitar a vida e as possibilidades de conhecer coisas novas”.
Boa sorte, Gabriela, você merece essa conquista!